5.20.2011

canyoning

Caros seguidores segue se uma publicação sobre o canyoning. E também um possível rio entre muitos para a pratica desta modalidade.

Canyoning


Pela sua natureza, o homem sempre tentou dar novos mundos ao mundo, descobrir sítios nunca antes explorados. Com o passar dos tempos esses mundos deixaram de existir.
Não existem?...
Com os instrumentos e as técnicas apropriadas (Canyoning) podem-se descobrir sítios (por vezes bem perto) nunca dantes navegados e de uma rara e inexplicável beleza
O Canyoning consiste na descida de um curso de água, utilizando várias técnicas de progressão: deslocações pedestre; saltos e mergulhos para a água; natação; deslizes e tabogans naturais; escalada; descidas em rapel e o merecido descanso; para ultrapassar os obstáculos naturais que vão surgindo durante a nossa exploração.
Quando escolhemos um rio para o canyoning temos a preocupação de verificar se as suas águas (ainda) são límpidas e está integrado numa paisagem natural, luxuriante e paradisíaca que nos permita sonhar com belas aventuras.
Após uma breve introdução sobre noções básicas das técnicas do Canyoning, regras de segurança e material/equipamento a utilizar, estamos em condições de desfrutar a descida do rio em segurança na companhia dos nossos monitores experientes e credenciados.
O Canyoning:


- Leva-nos a descobrir novos mundos;
- Permite-nos desenvolver o espírito de interajuda;
- Faz-nos sentir emoções fortes ao longo de toda a actividade;
- Dá a oportunidade para nos libertarmos do stress diário.

Recomendações
- Usar equipamento de boa qualidade, pois o constante contacto com a água e as rochas diminuem a sua longevidade e resistência.
- Fazer um prévio estudo da zona a percorrer através de mapas e roteiros. Conhecer a inclinação porque determinam as técnicas de progressão a utilizar.
- Conhecer a geologia e a morfologia do terreno, a extensão do percurso, o volume do caudal de água, que é sempre influenciado pelas estações do ano.
- Fazer-se acompanhar de um instrutor ou alguém com bastante prática.
- Usar um saco estanque para o equipamento, também se poderá revelar extremamente útil, especialmente se tiver consigo equipamento fotográfico.

Onde praticar?
Rios em Portugal:
Rio Âncora;
Rio Teixeira;
Rios Frades;
Ribeira de Pena;
Rio Fafião;
Rio Lordelo;
Entre outros...

Equipamento
- Arnês
- Botas de neoprene antiderrapantes
- Capacete de segurança
- Colete salva vidas
- Cordas
- Descensor
- Fato isotérmico de neoprene
- Luvas de neoprene
- Mosquetão

Canyoning no Rio de Frades


Caracterização
:
Este canyon fica localizado a cerca de 10 km a sudeste de Arouca, na vertente nordeste da Serra da Freita. O Rio de Frades é um afluente do rio Paiva com uma bacia vertente de cerca de 14 km2, com o ponto culminante aos 1097m e o mais baixo na confluência com o rio Paiva aos 240m.
Embora nasça numa zona granítica, os seus dois itinerários de canyoning desenvolvem-se zonas constituídas por xistos.
É um canyon muito interessante e técnico, constituído por dois troços distintos.
1º Troço - ponte de Tebilhão (820m) até ponte do trilho que liga Rio de Frades a Cabreiros (450m).
2º Troço - desta segunda ponte (450m) até ao túnel ou às minas de Rio de Frades (370m ou 320m).
A qualidade e visibilidade da água é bastante boa, não existindo grande problema com poluição.
Do ponto de vista da flora, as vertentes encontram-se bastante desflorestadas, predominando o mato com alguns bosques de pinheiro e eucalipto e alguns carvalhos (Quercus Robur) que constituem relíquias da floresta primária. Junto à linha de água, a vegetação é bastante mais densa e rica, podendo observar-se muitas árvores de folha caduca como o Freixo (Fraxinus angustifolia) o Amieiro (Alnus glutinosa) e o Salgueiro (Salix atrocineria).



Horário e extensão:
1º troço - 3h a 5h; 4 a 5 km
2º troço - 1h a 3h30; 2 km (até túnel) a 4 km.

Equipamento:

1º troço - Equipado. A reunião intermédia do maior ressalto (R40+R35) está localizada na margem direita, na parede lateral depois de um troço de cascata vertical.
2º troço - Equipado.

Abertura - equipamento:
1º troço - 3 de Maio de 1997, por Francisco Silva, Paulo Alves e Maria do Céu Almeida.
2º troço - 13 de Abril de 1997, por Pedro Pacheco, Artur Mota, Guilherme Correia e Pedro Lanhas.


Equipamento necessário:
Fitas, cordeletas, cunhas, duas cordas de 45 m. Duas cordas de 40 m + corda de Socorro, fato neoprene, fitas para abandonar.

Descrição:
1º Troço - Curso de água com caudal estival muito reduzido, com canais a retirarem parte da água a montante do rio. O canyon ganha interesse progressivamente. A meio deste troço o vale abre-se e somos surpreendidos por uma cascata em rampa com cerca de 70 metros. Alguns destrepes são difíceis. Contar com sete rapeis, podendo dois ser superados saltando. Troço longo, partes do rio muito escorregadias, evitar fazer com caudal elevado, necessidade de bom nível técnico.
2º Troço - Inicia-se na ponte do trilho Rio de Frades - Cabreiros. Não convém fazer este troço fora da época estival ou com tempo instável. Os dois primeiros rapeis são junto à cascata e bastante escorregadios. Fazer segurança e ter muito atenção com pessoas pouco experientes. É possível contornar os três primeiros obstáculos descendo pela encosta na margem direita. Poderá realizar-se este troço sem recurso a rapel, superando os obstáculos através de saltos e a destrepes, mas dois dos saltos são perigosos. Nunca saltar sem certificar a profundidade da piscina e se não há obstáculos perigosos.

Dificuldade
O canyon propriamente dito é topograficamente de acesso fácil com numerosas escapatórias e bem equipado.
A secção superior o percurso é longo, com muito desnível e um trreno muito irregular e por vezes bastante escorregadio. A sucessão de 3 rapeis na parede exige que as pessoas estejam à-vontade em ambientes imponentes e dominem muito bens as técnicas de rapel. Esta zona deve ser evitada com um grande débito de água.
A secção inferior é relativamente fácil se o caudal for baixo, mas torna-se bastante perigosa com caudais levados. Existem diversos rapeis, sendo que os mais difíceis, por atravessarem as cascatas, podem ser evitados. Pela facilidade do itinerário e do acesso, conjugado pela beleza do rio com grandes piscinas e uma água transparente, a secção inferior do Rio de Frades apresenta condições para a pratica desportiva do canyoning por um vasto público.



Perfil:




Acesso:
1. Por jusante - Rio de Frades. A partir do centro de Arouca virar à esquerda seguindo a estrada 326 para Moldes, no cruzamento de Moldes virar para o lado contrário (esquerda) seguindo na estrada de Regoufe e na Ponte do Telhe virar à direita para Rio de Frades. Junto ao cemitério a estrada bifurca, a de baixo segue para a mina e a de cima para a aldeia.
Deixar o automóvel no fim da estrada asfaltada de Rio de Frades (em Rio de Frades de Cima), onde se inicia o trilho que leva ao fim do troço 1 (15 min) , subindo em seguida para as aldeias de Cabreiros e depois por asfalto até ao rio que fica depois da aldeia de Tebilhão (1h15). Para regressar ao carro, seguir o trilho a partir da ponte (fim do troço1) ou utilizar o túnel, situado quase no fim do troço 2, seguindo de seguida o trilho que sobe para Rio de Frades de Cima (15 min). Poderá igualmente optar-se por deixar o carro no fim da estrada asfaltada que leva à mina situada na margem direita do rio. A partir daí subir até Rio de Frades de Cima (30 min).
Caso não se pretenda realizar o troço 2, este é o acesso mais indicado.
2. Por montante - Ponte de Tebilhão, Cabreiros. Subir à Serra da Freita e seguir pela estrada que atravessa a cumeada da Serra da Freita. O Rio fica a cerca de 3 km a NW da Aldeia de Cabreiros.
Para recuperar o carro é necessário subir pelo caminho que liga Rio de Frades a Cabreiros.
3. Inicio por montante e recuperação por jusante. Situação ideal caso se pretendam realizar os dois troços do rio e se existirem dois carros ou alguém a fazer o apoio. O principal inconveniente desta opção é que obriga a fazer uma grande volta de carro.

Alojamento e alimentação:
Em pensão ou hotel em Arouca, ou acampando no topo da serra, junto às minas ou na margem esquerda do rio depois do túnel. Existe uma mercearia em Rio de Frades e dois cafés / mercearias em Cabreiros.

Mapa:

Sem comentários:

Enviar um comentário